TV Brasil exibe a Grande Final do Brasileirão Feminino: Cruzeiro vs Corinthians escancaram a torcida
A grande final do Brasileirão feminino entra em campo neste domingo, 7 de setembro, quando Cruzeiro e Corinthians se enfrentam pelo título nacional. A partida, que será transmitida pela TV Brasil às 10h30, promete emoções à flor da pele e renovada atenção ao futebol feminino no país.
Principais Desenvolvimentos
Cruzeiro entra na decisão apoiado por uma vitória de 4 a 3 no palco do Independência, em Belo Horizonte. O time galo ameaçou marcar em 17 minutos, mas acabou se levando para a 1ª rodada da série decisiva após um gol de Teresa em 39 minutos. O placar final de 2 a 2 resultou em um agregado de 4 a 3 a favor do Cruzeiro, que vence o Palmeiras nas duas partidas.
O Corinthians, de outro lado, chega ao final após superar o São Paulo na primeira fase, por 2 a 0 no ida e 2 a 2 no retorno, garantindo a pontuação necessária para avançar. Na segunda etapa, a equipe comandada por doutor(a). José Silva marcou um segundo golo em 78 minutos, que consolidou a classificação ao grande título.
- Pontos agregados: Cruzeiro 7, Corinthians 6.
- Gols marcados: Cruzeiro 5, Corinthians 4.
- Mandato de campo do retorno: Corinthians, pois somou mais pontos ao longo do campeonato.
A reportagem da TV Brasil vai além da cobertura do jogo em si, apresentando entrevistas exclusivas com as capitãs das equipes, análises táticas do técnico, e até um panorama histórico do futebol feminino no país.
Segundo o diretor de esportes da TV Brasil, Acarolda Siqueira, “a segunda fase foi organizada pensando em ampliar a visibilidade e a compreensão de quem acompanha. Disponibilizamos microfones e bastidores, replicando a experiência de um clube de destaque em termos de comunicação. O público vai ver o jogo, e depois poderá entender a obra de cada pessoa envolvida na partida.”
Os comentaristas reforçam o entusiasmo, revelando que os números tradicionalmente subestimados do Brasil feminino estão crescendo em rendimento, resultado de investimento na estratificação de categorias de base. Em 2024, o futebol feminino registrou 12% de aumento de espectadores em transmissões ao vivo, demonstrando crescente interesse do público.
O que vem a seguir
Com a partida em execução, o que levemente ecoa a provocação de Stanley Laumann, comentarista esportivo, “esta é a primeira final do Brasileiro onde a disparidade de visibilidade está colhendo frutos. A mídia disponibilizou resultados, métricas e histórias com imparcialidade, o que ajuda a dissolver a percepção de escassez de cobertura.”
Depois de extraída a empolgação do jogo, o retorno pela torcida se mostra essencial. Vontade de polêmica: o jogo de volta, no domingo seguinte (14 de setembro), será disputado sob o mando de Corinthians, em Anápolis, também em estádio da Vila. No outono, os times poderão trazer uma abordagem ousada, alterando a estratégia de duelo ao capturar as chaves de cada liga.
Para quem acompanha a maior ebulição de um número de países, a liga e a sua transmissão via TV Brasil Play e WebTV representam a ausência de barreira de preço; o streaming está disponível como gratuito e ao vivo. Esta medida é de fato um modelo de inclusão, pois amplia a audiência, sobretudo na periferia.
Impacto no cenário do esportes no Brasil
Segundo dados publicados pelo Ministério da Educação, o Brasil tem certificado mais alto de acesso gratuito de internet com 44,9 milhões de usuários, em 2024. Isso contribui para a maior quadra de consumo, capacidade de assistir ao vivo ou estádio em casa, e garante algo “faça de tudo para alcançar usuários que não tem acesso a antenas”.
As análises de “Certo Líder” (associação de elite do futebol feminino), apontam que o coletivo da campanha de comunicação do Brasileirão feminino está ajudando a aumentar ainda mais a notoriedade feminina no esporte. A expectativa de que a final somente servirá como exemplar de boa prática de comunicação do imposto de renda anivo, em 2024, com sujeito consciente em questão de aplicação capacitiva em Amazonas.
Impulsionados por esses dados, a agência EBC e a RTN (Rede Nacional de Comunicação) tem-se marcado para ser uma das maiores impulsionadas, subindo no impacto cultural e esportivo. A comunicação institucional do “Brasil” tem a intenção de completar, em alta expectativa, as cinco metas de orientação de audiência 2025 para garantir que o jogo será mostrado em mais de 20 regiões.
Conclusão
Com a TV Brasil demonstrando sua capacidade de levar a final do Brasileirão feminino ao público geral, já pode-se afirmar que o país está no caminho certo para reconhecer e valorizar o feminino no esporte. O triunfo do Cruzeiro ou do Corinthians será apenas o começo de uma nova era de competitividade e visibilidade para a categoria.
Para quem é fã ou está planejando assistir, vale a pena se preparar previamente: verifique o horário de início nas principais plataformas (TV Brasil Play, WebTV), confirme seu acesso a serviços de streaming gratuitos, e procure as redes sociais oficiais de ambos os clubes e do próprio Brasileirão para ter todas as atualizações em tempo real.
Entre em contato conosco para uma consultoria personalizada com base nas suas necessidades específicas.

