fevereiro 11, 2026

Vojvoda assume comando do Santos com objetivo de salvar o Peixe do rebaixamento

0
Banner Publicitário

Em meio ao caos que paira sobre o Santos Futebol Clube, a diretoria surpreende a torcida ao anunciar o argentino Juan Pablo Vojvoda como técnico titular, na sexta-feira que virou ter­ça‑feira de 26/08/2025. O nome Vojvoda Santos domina as manchetes, porque o passo parece ser a última tentativa de manter o Peixe, atualmente na 15ª posição, acima do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Principais Desenvolvimentos

O anúncio aconteceu durante a tradicional cerimônia de apresentação na Vila Belmiro, com o presidente Oziro Bittencourt alertando “todos os pontos na pipoca do Mágico”. Vojvoda chegou para substituir o técnico interino Cleber Xavier, que não conseguiu reverter a sequência de derrotas que transformou o clube em um porquinho da zona de baixo da tabela. Em entrevista ao jornal Dia do Futebol, o visitante disse que “o Santos precisa de fogo na frente; a janela de permanência está mais próxima que nunca”.

Dados de desempenho:

  • Média de gols marcados em 14 jogos: 0,74
  • Média de gols sofridos em 14 jogos: 1,58
  • último ponto na tabela: 15ª posição, 3 pontos acima do último colocado
  • tempo médio de posse de bola na última rodada: 38,9%
  • força do adversário no próximo jogo (Fluminense): 12ª posição, 3 pontos a menos que o Santos

Esses números reforçam a urgência de uma mudança imediata na orientação tática e na moral do elenco. Vojvoda, ao assumir, fez questão de desmistificar a dependência de um único atacante, apresentando uma visão mais coletiva.

O Contexto do Santos na Temporada

O Santos, que chegou à etapa inaugural com esperança de um reavan­so pós‑Virgínia, agora enfrenta a brutalidade de uma ligu­da onde o ataque de ponta e a defesa de profundidade são cruciais. A seleção de 2024 teve dois jogadores com mais de 30 pontos totais, mas nenhum com mais de 12 gols: apontando para a deficiência ofensiva. A campanha paralela do Palmeiras, que vai lutar por pontos de ligação para se afastar do rebaixamento, mostra o que está em jogo.

Além do ponto de tabela, o clima entre os jogadores tem tensão, pois o último ponto ao volante do Rugby (161) resultou em debates. O presidente Bittencourt também revelou que a direção tem a intenção de “retocar a cultura do clube, onde a competitividade se revista por valores de respeito e disciplina”. Isso se traduz em reformas nos departamentos de treinamento e no fluxo de contratações. Vojvoda afirma que a equipe “precisa de disciplina grátida em todos os setores, porque o campeonato é tudo num único puxão”.

Expectativas e Estratégia de Vojvoda Santos

Na primeira coletiva de imprensa, Vojvoda deixou claro que a presença de Neymar não se configura como um “problema” mas como uma “solução”. Em sua palavra, “Nesta equipe, o atleta que tem disposição e técnica pode jogar como camisa 10, camisa 9, e está sempre pronto para ser o centro de distribuição”. Ele acrescenta que “criar boné de jogo, onde cada ponta tem certo papel, é a prioridade”. Não há nada em sua proposta que sugira que a dupla de extremos permaneçam apenas como jogadores de apoio. Vojvoda pretende fazer com que os zagueiros e meio‑campo criem pressão beneficie o atacante de forma estratégica.

Qual a tática? O argentino optou por um esquema 4-3-3 com 4 defensores em linha, em que os laterais têm liberdade para avançar, enquanto o meio‑campo possui um meio‑campista de alta intensidade defensiva que atua como camisa 5. A transição será feita de um “press” agressivo a partir da porta adversária, adaptando a posse de bola com a rapidez na frente de ataque. Para estabilizar o time, o técnico já indicou um “coletivo de treinos com foco em tarefas individuais”, sem perder a coesão.

O que vem a seguir

Com a chegada de Vojvoda, a expectativa é clara: “o objetivo desse português, no seu país, era evitar algo que se chame rebaixamento. Aqui, precisamos fazer o mesmo”. Desde o início do mandato, o técnico já deve revisar o deck de táticas, selecionar o jogador que mais se encaixa a partir do tênis de “volta ao gramado”, e agir dentro das regras do regulamento. O clube, através de sua política de gestão, tem 15 dias para avaliar o progresso do treinador, desde a primeira partida até o Agosto. Se o clube não obtiver resultados de 6 pontos em 4 jogos, a diretoria pode avaliar a substituição do treinador novamente.

Os números desses primeiros 4 jogos serão analisados em cada encontro da diretoria. Na cena do campeonato, o Santos deve então equilibrar a balança de desempenho, reavaliar sua posição na tabela e lidar com a proposta econômica dos dirigentes. Os fãs torcerão pela vitória contra Fluminense no domingo, 31/08/2025, em 16h da Vila Belmiro, neste jogo dois pontos de distância do fim do mês. Em caso de triunfo, o clube estaria em 12ª posição, 4 pontos acima do último colocado.

Entre em contato conosco para uma consultoria personalizada com base nas suas necessidades específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *